domingo, 29 de abril de 2012

O SÍTIO DO GALO MEMO - Coracy R.S. Schueler de Oliveira


Choveu logo cedo, a terra tem um cheiro bom. O galo Memo canta e a vida começa no sítio tranquilo com árvores grandes, caramboleiras, goiabeiras, mangueiras que dão sombra e frescor nos dias quentes. Memo é tão querido por seus donos Sr Juarez e Dona Carmem, que o sítio até leva o seu nome: “O Sítio do Galo Memo.”
Memo é um Galo forte e colorido casado com a D. Mema, casado mesmo!  Mema é uma galinha de capoeira que coloca ovos vermelhos. O casamento deles teve uma bonita cerimonia porque eles foram os primeiros animais do sítio e são muito queridos. 

No Sítio vivem: o cachorro Sultão, um pássaro preto, gatos, porcos, cavalos, ovelhas, bois, bem-te-vis, Beija-flores, micos, patos, cágados, jabutis, perus. Todos juntos fazem seus sons e seus filhotes alegram as crianças do sítio. Sr Juarez e D. Carmem cuidam com carinho de toda a bicharada.
O Memo é manso, mas também sabe ficar bravo. Ele fica em cima da árvore de tocaia, meio escondido entre os galhos e se um estranho se atreve a entrar, leva umas bicadas, ah! Isso leva.
 Os cachorros se alertam e começam a latir! até que o pacífico 
Sr. Juarez grita da janela, Calma Memo! Já estou indo, e fica tudo bem! 
O trabalho do Galo Memo é acordar a todos quando canta seu nobre: Có, Có, Có, Cóoooooooooooooooo pela manhã cedinho. Enquanto Memo canta, D. Mema continua no poleiro, chocando seus ovos. O sítio que esperava o canto do Memo para começar o dia, agora exala seus aromas: café, cuscuz, bolo de fubá, ovos mexidos e o pão com manteiga na chapa.
Depois de acordar a casa, Memo sai atento para trazer uma comidinha especial para sua Mema afinal, chocar uma ninhada demanda força e  paciência. Memo procura suculentas minhocas e outras coisinhas que as galinhas gostam. “Ela precisa se preparar para a chegada dos pintinhos” dizia Memo pra bicharada, cuidando de D.Mema com todo o mimo. 
Passados alguns dias, Memo e Mema perceberam o barulho das bicadas dos pintinhos nas cascas dos ovos e então diziam: “certamente desta noite não vai passar!”.
No dia seguinte todo sítio ficou em festa, os pintinhos amarelinhos saíram de suas cascas e piavam mudando o som do sítio, as crianças curiosas não viam a hora de pegar nos filhotinhos da D. Mema.

Personágens O Galo Memo  e a Galinha Mema técnica Recorte de EVA e feltro, por mim Coracy Schueler
duzir

Nenhum comentário:

Postar um comentário